A limpeza a seco é a única maneira de limpar seu tapete! mito!

Basta verificar o manual de manutenção do seu carpete para descartar essa informação. Quase todas as fábricas de carpetes terão pelo menos uma lavagem durante o processo de limpeza, desde que sejam certificadas. A limpeza a seco é uma ótima opção para limpeza ocasional e intermediária, podendo ser utilizada de forma contínua, mas não se limite a ela. Lavar com água ainda faz parte da limpeza de carpetes, principalmente os mais sujos.

Não lave porque a lavagem vai estragar o seu tapete! mito!

Métodos de lavagem desatualizados usam esponjas e compressas fortes como as principais ferramentas de manuseio no processo de limpeza, e é por isso que os carpetes se desgastam.

Procure um sistema de limpeza moderno que não danifique as fibras e estabeleça um bom cronograma para isso. Um bom sistema de limpeza nunca danificará seu carpete.

Não adianta lavar o tapete porque depois de uma semana fica sujo de novo! mito!

A limpeza e a manutenção dos tapetes devem fazer parte do processo geral de limpeza da sala. Como os carpetes podem absorver facilmente a sujeira dos sapatos, uma boa programação de aspiração deve estar em vigor. O que acontece é que após a lavagem, a aspiração é negligenciada e o tapete fica sujo muito rapidamente. A pergunta a se fazer é: o que faz os carpetes ficarem sujos tão rapidamente? Sem retentores de sujeira nas entradas e capachos? Falta de um bom plano de desejo? Inação em manchas de incidentes de alimentos e bebidas?

Veja… A limpeza regular do carpete é importante, mas essa limpeza deve ser acompanhada de uma rotina de limpeza diária para aumentar sua durabilidade. Não limpar nunca é a ação certa.

Você não pode lavar tapetes com água! mito!

Os manuais de manutenção de carpetes podem ser encontrados no site de cada fabricante de carpetes. As instruções raramente afirmam que não pode ser lavado com água. Ele precisa ser lavado com água pelo menos uma vez por ano.

Não adianta lavar o tapete porque as manchas voltam! mito!

De fato, algumas manchas não saem do carpete, mas com certeza reaparecerão quando o sistema de limpeza for à tona ou quando forem utilizados produtos e equipamentos inadequados. Como os carpetes podem ter manchas mais profundas, a limpeza deve atingir essa profundidade e remover com eficácia os elementos de sujeira do carpete para que tais manchas não reapareçam.

A limpeza deixa mau cheiro no carpete. mito!

Se o carpete cheirar mal após a lavagem, há um problema. Uma das garantias que deve ser dada aos clientes é a ausência de odores desagradáveis. O cheiro desagradável é causado pela formação de micro-organismos junto com a umidade. Uma boa limpeza de carpete deve remover esses micro-organismos e permitir que o carpete seque completamente em 24 horas. Se o carpete ainda não estiver seco após 24 horas, bactérias, mofo e fungos podem se multiplicar, e a forma de comprovar isso é o mau cheiro.