Pequenos erros podem prejudicar muito a qualidade e o aspecto do seu piso.  Veja quais são os principais erros que comprometem o seu porcelanato.

UTILIZAR  O MESMO PANO EM MAIS DE UM CÔMODO

Existem inúmeros prejuízos relacionados ao uso de um pano só para vários ambientes. Além de questões higiênicas, a atitude faz com que micro-organismos nocivos para os moradores se espalhem pela residência.

O que fazer, então? É simples: separe os panos por cômodos. Um para a sala, um para a cozinha, um para a área externa e assim sucessivamente. Lembre-se, também, de trocar a água sempre que possível.

DEIXAR O SABÃO “AGIR”

Outro erro muito comum é, em meio ao processo de limpeza, deixar a mistura de sabão e água “agir” no piso, ou seja, permanecer ali por um longo período de tempo.

A composição do sabão, assim como a de outros produtos, faz com que ele tenha componentes químicos agressivos, que servem para realizar uma limpeza eficiente. No entanto, devem entrar em contato com o revestimento por pouco tempo, já que a ação prolongada costuma gerar danos.

Para não desgastar e prejudicar o porcelanato, retire o produto de limpeza logo após esfregar, e certifique-se de que não ficou nenhum resíduo esquecido para trás.

USAR ESPONJAS OU UTENSÍLIOS ÁSPEROS

Objetos de característica áspera podem causar inúmeros estragos na superfície do porcelanato. Sabendo disso, tome cuidado com esponjas muito duras ou grosseiras, lãs de aço (como o Bombril) ou a vassoura, no caso de revestimentos mais brilhantes e “sensíveis”. Opte por fibras brancas ou esponjas em seu lado amarelo.

O que não usar na limpeza de porcelanato

A utilização de produtos não indicados pode ocasionar o que chamamos de ataque químico, deixando a superfície porosa e acarretando no surgimento de manchas, riscos e opacidade no piso.

Por isso, não utilize produtos que contenham flúor e seus derivados, principalmente o ácido fluorídrico, encontrado nos produtos:

  • Semorin;
  • Brilha Alumínio;
  • Brilhol;
  • outros destinados à limpeza de alumínio.

Eles podem causar danos irreversíveis ao seu piso.