Sabe quando você olha pro chão e bate uma saudade de quando ele era novinho ou de quando estava com o sinteco recém-feito? É normal mesmo: com o tempo, o piso vai ficando sujo, perdendo o brilho e ficando meio bléh. Mas você não precisa se conformar com isso, porque nós te ensinamos hoje como limpá-lo sem precisar de muitos gastos – e sem fazer besteira \o/.

CERÂMICA, PORCELANATO e LADRILHOS 

Esses são os pisos mais comuns e também mais fáceis de limpar. No mercado existem muitos produtos específicos para eles, mas que podem também agredir o meio ambiente.
Mas atenção! Cuidado com o vinagre! Aqui o vinagre não é amigo. Mesmo uma pequena quantidade pode manchar permanentemente seu piso de porcelanato e outras superfícies de pedra. Nada de amoníacos ou cloro também.

MÁRMORE E GRANITOS 

Embora cada vez mais raros – e mais caros – pisos e mármore ou granito são bastante comuns no Brasil. Este é um material natural, um recurso não renovável , e que, por isto mesmo, precisa ser tratado com carinho.

Tanto mármore quanto granito são materiais porosos. Mesmo quando recebem tratamento de resina, eles vão absorver (pelo menos um pouco) líquidos e óleos.

CUIDADO com produto multiuso, que contenham butiglicol, que podem manchar as pedras. Evite também cloro – e claro, água sanitária, que contém cloro – que aumenta a porosidade da pedra e desgasta a superfície.

CIMENTO QUEIMADO 

O cimento queimado também é um material poroso, mais poroso que mármores e granitos. Portanto, a limpeza segue o mesmo ritmo: sabão neutro, vassoura ou enceradeira. Só precisa tomar um pouco mais de cuidado porque o cimento é mais sensível, no sentido de mais frágil e quebradiço – principalmente se não for resinado – então tudo deve ser o menos abrasivo possível.

• Se o seu piso de cimento queimado for resinado, siga as instruções da empresa que prestou o serviço. De maneira geral a maneira correta de limpá-lo é com um pano seco, ou levemente umedecido, mas nunca encharcado. E apenas limpar, nunca encerar.
• Não sendo o seu piso de cimento queimado resinado, para deixá-lo mais bonito e brilhante, quando for encerar pela primeira vez não abra mão de cera em pasta de alto brilho e enceradeira. Depois é só manter o brilho com cera líquida, que pode ser usada 1 vez por mês.

SINTECO E PISO LAMINADO 

Pisos com sinteco são muito resistentes, afinal esse tipo de verniz é aplicado justamente para deixar o chão com cara de novo por muitos anos.

• A maneira correta de limpá-lo é com um pano seco, ou levemente umedecido, mas nunca encharcado. Ah! E não esqueça de que, como o sinteco é um verniz, nada de passar cera ou produtos a base de óleo. Existem produtos apropriados para sinteco, mas não são ceras.
• A dica aqui é manter a água beeeeem longe do seu precioso piso.

COMO LIMPAR PISO COM CARPETE e TAPETES 

Tem carpete ? Ou tapetes? Esqueça a vassoura e escovas de cerdas. Elas podem estragar as fibras do tapete e deixar tudo com cara de velho.

• Não tem jeito, a melhor maneira de limpar carpetes ou tapetes é com um equipe profissional.

Aspirador de pó

Vassoura Mágica

Mop Giratório