O sofá se encaixa nessa categoria de materiais porosos, que podem receber gotículas de saliva.

Uma pessoa que vem contaminada da rua, não usando máscara, senta no sofá, começa a conversar, e daí elimina as gotas de saliva. Se são partículas infecciosas com o vírus, podem se depositar no sofá e serem absorvidas, principalmente se o sofá não for impermeabilizado, e ali ficam protegidas. Ainda que não se mantenham assim por muito tempo, alguém que encosta no sofá e depois coça olho, boca ou nariz, pode contrair a infecção. Tudo é uma questão de pequenas probabilidades, mas existem e devem ser consideradas.

Por se tratar de um item que não se troca frequentemente, o cuidado com a manutenção do sofá é ponto chave para aumentar sua vida útil. Nesse período de recolhimento, é essencial ter atenção ao móvel, que certamente segue com uma utilização acima da média na rotina em casa.

Além da limpeza pelo menos uma vez por semana, outro processo é a hidratação, que pode ser realizada a cada três meses, preferencialmente por profissionais especializados. A impermeabilização é mais um fator importante para impedir que líquidos e sujeiras penetrem no tecido do sofá. Se feitas por pessoas capacitadas, podem durar até três anos se a manutenção preventiva continuar sendo feita.

Em sofás de tecidos é possível utilizar, além do pano levemente umedecido, um pouco de detergente neutro em uma escova de cerdas macias. Já nos modelos de couro ou courino, recomenda-se a limpeza do dia a dia com um espanador ou uma flanela macia para não riscar ou manchar a superfície. Todavia, em nenhuma matéria-prima deve-se aplicar produtos químicos ou abrasivos como cloro, alvejantes ou limpadores multiuso, para evitar o desgaste das fibras.
Dicas para eliminar vírus e bactérias:
– Uma limpeza boa nos sofás é fundamental para uma faxina completa na sala;

– Comece retirando as capas das almofadas para lavar;

–  Jamais utilizem misturas caseiras para higienizar o seu sofá. A maioria dessas soluções danificam o seu estofado;

– Para retirar o excesso, use um pano úmido e em seguida, seque o tecido com um pano seco e limpo;

– Outra dica especial para o sofá, principalmente de cor clara, é realizar a impermeabilização;

– No caso de sofás de couro, para conservar e evitar rachaduras, aplique vaselina ou silicone líquido com uma flanela em sua superfície;

– As poltronas e sofás devem passar por uma higienização completa, pelo menos, uma vez ao ano;

– Nos cuidados diários, é indicado utilizar o aspirador de pó uma vez por mês para a manutenção;

– Capas das almofadas podem ser lavadas a cada dois meses;

– Se houver pets em casa, deve-se usar o aspirador de pó duas vezes por semana, por conta do acúmulo de pelos, também nos tapetes;

– A limpeza profissional do sofá evita a proliferação de bactérias e outros microrganismos que podem surgir com a poeira acumulada.