Na maioria das vezes, os serviços de faxina, limpeza pesada e diarista geram confusão. No entanto, apesar da semelhança, cada um possui suas particularidades.

Você está precisando de um serviço de limpeza e então resolve procurar por profissionais. No entanto, surge a dúvida quando você vê: faxina, limpeza pesada e diarista. Qual deles é o que você realmente precisa? São todos iguais?

A resposta é não. Faxina, diarista e limpeza pesada possuem semelhanças, mas os tipos, carga horária e quantidade de serviços prestados mudam de acordo com cada modalidade. Vamos dar uma olhada para entender melhor.

Serviços de faxina

Quando você contrata um serviço de faxina, geralmente está pensando em melhorar as condições gerais do imóvel, faz um acordo sobre quais partes serão limpas e qual será quantidade de horas trabalhadas pelo profissional.

No dia agendado, ele fará a limpeza geral, em áreas como sala, quartos, banheiros, cozinha, etc. O serviço normalmente inclui limpeza de pisos, vidros e móveis, mas pode variar conforme as necessidades de cada ambiente e do nível de sujeira. Também o valor do serviço vai depender do tipo do acordo feito com profissional, incluindo demandas mais específicas como limpeza de armários, persianas, entre outros.

Serviços de diarista

Como o próprio nome diz, o serviço de diarista se contrata por diárias de 4, 6 ou 8 horas. Normalmente, é prestado por uma empresa ou por um autônomo registrado. A lista dos trabalhos a serem realizados é acordada anteriormente. Dependendo da necessidade do cliente, a diária pode ocorrer mais de uma vez por semana, como seria o caso de uma empresa ou um condomínio, por exemplo.

 

No entanto, é preciso prestar atenção no tipo de relação que ocorre entre quem presta o serviço de diarista e quem contrata. Quando a pessoa contratada é um autônomo sem registro e trabalha no local por pelo menos três vezes na semana, há a caracterização de vínculo de trabalho direto, como diz a Lei 150/2015.

Nessa situação, a pessoa contratada deixaria de ser vista como uma diarista para ser considerada uma empregada(o) doméstica, com direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Limpeza pesada

Quando se fala em limpeza pesada, o mais habitual é que haja a contratação de uma empresa terceirizada, capaz de oferecer um serviço mais completo, envolvendo limpeza fina e grossa. Exatamente por isso, normalmente requer mais de um funcionário.

Do mesmo modo que as modalidades anteriores, o valor do serviço vai depender das necessidades do cliente. Agora você conhece similaridades e diferenças, já pode contratar serviço de limpeza mais adequado para você.