Se a mancha de mofo for recente, a remoção pode ser feita em casa, com um passo a passo bastante simples. No entanto, quanto for grande e antiga, o mais indicado é a ajuda profissional.

Você resolve mover o sofá de lugar para fazer uma boa limpeza da casa e repara que existe uma mancha escura no tecido. Checa de perto e percebe se tratar de mofo. Então você tenta praticamente de tudo pare removê-la e não tem sucesso. Aí vem a pergunta: será que terei que trocar o revestimento?

Nem sempre. Existem técnicas caseiras que podem resolver o problema e ajudam a evitar gastos excessivos. Tudo depende do tamanho da mancha de mofo e de quanto tempo ela está no tecido. Preparamos algumas dicas para você. Confira!

Solução caseira: barata e eficiente

O vinagre branco é muito eficiente para remover o mofo, não somente de tecidos, como de outros materiais. O primeiro passo é aplicar uma solução de vinagre e água (partes iguais) e aplicar na região afetada com a ajuda de uma escova de cerdas suaves. Deixe reagir e retire o excesso com a ajuda de um pano seco.

Caso seja necessário, esse passo pode ser repetido. Não se preocupe com o cheiro forte do vinagre, ele irá desaparecendo naturalmente. É preciso tomar cuidado com o tipo de revestimento de estofado, já que esse processo não deveria ser apliado em tecidos aveludados ou couro. Vale lembrar que também há no mercado produtos específicos para a remoção desse tipo de mancha.

Cuidado com as manchas antigas!

A retirada caseira do mofo é indicada para casos em que a mancha é recente e não se encontra muito espalhada. Do contrário, o melhor caminho é contar com a ajuda de uma empresa especializada em limpeza de estofados.

Aposte nos cuidados preventivos

O mofo costuma surgir em ambientes úmidos e com pouca ventilação. Além de danificar os estofados, também é prejudicial à saúde. Afetam, principalmente, quem sofre com alergias.

Deixar janelas e portas abertas durante o dia é fundamental para que o ambiente se mantenha arejado. Além disso, caso a residência conte com problemas de umidade, é importante verificar constantemente os itens que podem sofrer com o mofo, como os estafados. O indicado, aliás, é deixar um espaço entre o sofá e as paredes com o intuito de evitar o contato.

Outro ponto importante a destacar é que a presenta de climatizadores aumentam a umidade dos ambientes e podem contribuir para o surgimento do mofo.

Em casos de manchas antigas, os especialistas alertam ainda sobre o risco de não usar a técnica adequada:

“Dependo do processo utilizado, só serve para tornar as manchas fixas e irrevensíveis. Por isso, o mais indicado é procurar um profissional, que saberá qué produto usar para limpar o estofado”, comenta a Get Clean Higienizações.