No dia a dia de qualquer casa ou empresa e nas tarefas que habitualmente são desempenhadas, estamos rodeados por aparelhos eletrônicos com diferentes finalidades. Esse tipo de objeto é propício para acumular sujeira, não é fácil de limpar e ainda pode ser uma fonte de acúmulo de germes.
Limpar corretamente os aparelhos eletrônicos pode ser mais rápido se você sabe como proceder, escolhendo as técnicas e os produtos adequados para cada tipo de limpeza. Lembre-se que uma falta de conhecimento pode causar não só a má higienização desses equipamentos, como também provocar um mal desempenho dos mesmos, inclusive acarretando problemas no funcionamento.

O primeiro passo que deve ser considerado é que qualquer processo de limpeza deve ser feito com o aparelho completamente apagado. O correto é evitar a aplicação de qualquer produto diretamente sobre o equipamento, preferindo o uso em panos limpos e sem qualquer resíduo.

Durante a limpeza, não deve ser aplicada qualquer tipo de pressão no objeto. Para frestas ou espaços de difícil acesso, devem ser utilizadas escovinhas com cerdas suaves. Partindo dessas recomendações gerais, é preciso adotar cuidados específicos de acordo com o tipo de aparelho:

Telas: para limpar as telas dos computadores, notebooks, televisores e, inclusive, telefones celulares, é preciso optar pelo uso de panos de microfibra, pois assim se evita arranhões e restos de pelos. É possível o uso de detergente neutro para a limpeza, desde que em pequenas quantidades e somente se o produto não contiver agentes abrasivos.
Cabos: conexões e cabos dos diferentes equipamentos eletrônicos acumulam muito pó e, por isso, devem ser alvos de limpezas periódicas. As tomadas que estiverem especialmente encardidas devem ser limpas com spray especial e, posteriormente, secas com um pano seco, para evitar resíduos.
Teclados: o primeiro passo na hora de limpar os teclados é virá-los, sacudindo suavemente para caia parte da sujeira acumulada. Em seguida, é possível limpar a superfície das teclas, utilizando algodão umedecido com limpa-vidros. Para limpar os espaços entre as filas de teclas, utilize cotonetes com o mesmo produto. E, para garantir a remoção de todo o pó e sujeira acumulados debaixo das teclas, o melhor é usar um spray de ar comprimido, que pode ser encontrado em lojas especializadas.

Controles remotos: trata-se de um dos objetos que mais acumulam sujeira e bactérias (por passar de mão em mão) e um dos mais esquecidos quando se realiza uma limpeza. Na maioria dos casos, é suficiente a higienização com um limpador não agressivo, aplicado com pano suave. Recomenda-se limpeza interna a cada certo período de tempo, retirando as pilhas e limpado a área com pano e detergente neutro. Os botões podem ser limpos com cotonetes e álcool.
Telefones: tanto os aparelhos fixos como os celulares podem ser limpos com algodão ligeiramente umedecido com álcool para remover qualquer tipo de mancha. Limpar, principalmente, as áreas do auricular e microfone, para garantir uma correta desinfecção.
Com esses passos, você será capaz de garantir uma limpeza adequada para os principais equipamentos eletrônicos da sua casa ou empresa. E se necessitar de um serviço mais pontual, sempre pode entrar em contato com uma empresa especializada.