O que causa o crescimento de mofo?

Os fungos se reproduzem através de esporos que ocorrem naturalmente e podem ser encontrados flutuando no ar ao nosso redor . Esses esporos são microscópicos e inofensivos quando presentes em pequenas quantidades. No entanto, um grande número de esporos no seu escritório ou residência podem ocasionar  alergias ou aparecimento de mofos , especialmente em crianças e pessoas sensíveis. 

 O surgimento do mofo é causado principalmente pela umidade, oxigênio e uma fonte de alimento (geralmente materiais orgânicos como madeira, papel, cenoura, isolamento etc.). Eles se alimentam do material hospedeiro, causando danos estruturais à sua propriedade.

A melhor maneira de evitar que o mofo apareça em sua casa ou local de trabalho é controlar a umidade .

Quando os esporos pousam em um local quente e úmido, eles começam a se reproduzir e se transformarem em mofo ativo.

Embora o mofo seja uma parte importante do nosso ecossistema que ajuda a quebrar a matéria orgânica, quando cresce em lugares indesejados, como sua sala de estar ou escritório, podem representar uma ameaça à sua saúde.

Como evitar o crescimento de mofo em sua casa ou escritório?

1. Evite água parada  ou umidade

Os mofos amam a umidade . Portanto, a primeira e mais importante coisa a fazer é garantir que você não tenha nenhum lugar quente ou úmido em casa que permaneça intacto.

É quase impossível ter partes da casa que nunca estejam molhadas ou úmidas, mas certifique-se de manter esses lugares secos o mais rápido possível.

As áreas onde houveram alagamentos também devem ser cuidadosamente limpas e secas para evitar a proliferação de fungos.

2. Evitar o mais rápido possível qualquer tipo de vazamento

Vazamentos e danos causados ​​pela água são algumas das principais causas do crescimento do mofo . Se você tiver alguma torneira de água com defeito, paredes vazando ou telhado, é melhor consertá-los no menor tempo possível para evitar criar um espaço adequado para o desenvolvimento do mofo.

Verifique regularmente se há vazamentos ou paredes úmidas em seu prédio . Assim que você descobrir um vazamento, remova quaisquer materiais úmidos como drywall ou deixe secar expondo-o à luz solar.

Reparar torneiras defeituosas ou vazamentos não é apenas crucial para evitar o crescimento de mofo. Também previne a recorrência do mofo. Se você remover o mofo ao redor de um vazamento sem reparar o aparelho defeituoso, há uma grande chance do mofo retornar.

3. Evitar portas e janelas  fechadas

Algumas condições, como infiltração e condensação, são as principais causas de mofo nas janelas. Estes devem ser verificados regularmente para evitar o crescimento de mofo. Algumas dicas para evitar a condensação das janelas são;

  • Mantenha as janelas abertas sempre que o tempo permitir . Isso deixará o ar natural entrar, o que manterá os caixilhos das janelas secos.
  • Limpe as janelas e caixilhos regularmente , pois a poeira também contribui para o crescimento de mofo.
  • Limpe janelas e caixilhos todas as manhãs para evitar condensação.
  • Reduza a condensação nas paredes mantendo a casa ou o escritório aquecidos mesmo quando você estiver do lado de fora .
  • Deixe algum espaço entre suas paredes e móveis como guarda-roupa, armários, cadeiras, etc.
  • Se você não consegue manter as janelas abertas com frequência, pode controlar o ar da casa abrindo duas janelas ao mesmo tempo por 10 minutos todos os dias. Isso é o tempo necessário para remover o ar viciado em sua casa.
  • Ao limpar as janelas, use água morna, sabão neutro e um pano macio. Limpe sempre os lados interior e exterior da janela .

4. Controle o nível de umidade em sua casa

A água no ar e a umidade são as principais causas do crescimento de mofo em residências e outros edifícios. Muitas vezes, é recomendável obter um purificador ou desumidificador de ar dentro de casa, mas isso não é suficiente para evitar o crescimento de mofo.

Medir e manter o nível de umidade em sua casa é uma ótima maneira de inibir a ocorrência de mofo. Você pode obter um higrômetro ou medidor de umidade para ajudá-lo a medir e controlar o nível de umidade do dia-a-dia dentro do edifício.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), é melhor manter a umidade relativa interna (RH) entre 30 a 50% o tempo todo para evitar o crescimento de fungos .

5. Mantenha a ventilação adequada

A maioria das nossas rotinas diárias levam a um aumento do ar quente dentro de casa. Locais onde cozinhar, lavar e tomar banho aumentam o teor de umidade da casa, criando um ambiente extremamente próspero para fungos .

Embora você dificilmente possa eliminar cozinhar ou tomar banho, você pode evitar que essas atividades causem o crescimento de mofo, certificando-se de manter sua casa bem ventilada.

Abaixo estão algumas dicas sobre como manter a ventilação adequada em suas cozinhas, lavanderias e banheiros:

  • Certifique-se de que seus ventiladores e filtros estejam funcionando corretamente . Remova e limpe-os regularmente para garantir que mantenham o ar circulando adequadamente.
  • Abra suas janelas e portas de vez em quando para aumentar o fluxo de ar .
  • Ventile seu chuveiro, lavanderia e áreas de cozinha usando exaustores que ventilam para fora do prédio. As secadoras de roupas também devem ventilar para fora.

6. Use inibidores de mofo

Antes de pintar a casa ou qualquer edifício, adicione inibidores de mofo à sua pintura . Isso servirá como proteção e evitará o crescimento de mofo nas paredes do seu prédio.

Uma manutenção de limpeza preventiva certamente eliminará o risco do aparecimento de mofos. Por isso, busquem sempre uma empresa profissional para evitar a proliferação desses fungos.