A maioria de nós higienizamos nossos carpetes apenas parar melhorar sua aparência. Os carpetes podem absorver uma grande quantidade de fungos e bactérias. Você ficaria surpreso com o que pode estar escondido em  suas fibras , especialmente se você não aspirar frequentemente ou agendar limpezas de carpetes profissional regulares.

De acordo com o site  eHow.com, bactérias como Norovirus, Salmonella e Campylobacter  podem ser encontradas facilmente em seus carpetes.

Norovirus, também conhecida como o vírus de Norwalk, pode causar a gastroenterite e outros problemas digestivos. Ela é capaz de sobreviver nas fibras do carpete por quatro a seis semanas, e pode se espalhar pelo ar cada vez que alguém caminha sobre o seu carpete.

A maioria de nós já ouviu falar de Salmonela, e atribui a ela uma doença de origem alimentar. Salmonella é um gênero de bactérias que pode causar diarreia, febre e cólicas abdominais, e é extremamente perigosa para crianças pequenas e idosos. ” Comer alimentos que caíram no chão representa um risco de ingestão de bactérias e subsequente doença gastrointestinal, e o tempo que a comida passa no chão não muda esse risco”. Em geral, se existem bactérias no chão, elas se unem ao alimento quase imediatamente com o contato, disse Gulick. Num estudo publicado em 2006 no “The Journal of Applied Microbiology”, pesquisadores da Clemson University testaram salmonelas colocadas sobre madeira, azulejo e carpete, e deixaram cair bolonhesa nessas superfícies por 5, 30 e 60 segundos. No caso da madeira e do azulejo, mais de 99% das bactérias foram transferidas quase que imediatamente, e não houve diferença com o tempo de contato. O carpete transferiu um número menor de bactérias, também sem diferença devido ao tempo de contato. A quantidade de bactérias transferidas aumentou ao longo das horas, mas ainda houve milhares de bactérias por centímetro quadrado nas superfícies depois de 24 horas, e centenas sobreviveram nas superfícies por até 4 semanas. Ou seja, algumas poucas bactérias de salmonela já podem causar gastroenterite.

O Campylobacter é encontrado na maioria das vezes, no inverno, e pode mostrar-se especialmente em carpetes molhados. Ela pode causar uma doença chamada campilobacteriose, o que é especialmente perigoso para as pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

Bactérias, como mofo, prosperam em ambientes úmidos, o que significa que os pisos e carpetes que sofreram danos causados por inundações estão especialmente em risco de exposição. De acordo com um recente artigo no Sioux City Journal, a água do rio, em caso de alagamento, é comparável à água de esgoto carregada de bactérias.

O Programa Nacional de Informação Antibactericida observa que as bactérias estão entre os organismos mais abundantes na terra, e não todas as bactérias são prejudiciais. Nossos corpos, de fato, estão cheios de bactérias que normalmente não nos causam nenhum dano. Nós simplesmente temos que ter cuidado com a introdução de bactérias nocivas ao nosso ambiente familiar que ocasionam  problemas de saúde. É aí que entra a Get Clean e sua competência em higienizar seu carpete regularmente.