Assim como a limpeza de nossas casas, a limpeza e a desinfecção do local de trabalho devem ser feitas periodicamente. Não apenas para a conservação do patrimônio e para a estética do ambiente, mas principalmente para zelar pela saúde dos funcionários. É uma medida extremamente importante para combater a proliferação de micro-organismos que estão no ar e em superfícies, invisíveis aos nossos olhos.

 

Cada ambiente exige uma técnica e produtos diferenciados para que seja totalmente efetiva. Por exemplo, o que é utilizado para limpeza de salas comerciais não será adequado para a higienização industrial. Além dos equipamentos apropriados, é fundamental contar com uma equipe treinada e especializada em cada situação, pois os serviços variam desde a realização de uma limpeza leve até desinfecções.

 

Cada ambiente exige ainda uma periodicidade distinta para os serviços de acordo com o grau de sujidade e a sazonalidade das atividades laborais. Vale lembrar que as limpezas e higienizações devem ser feitas não apenas de forma corretiva, mas também preventiva.

 

Para uma efetiva higienização, primeiramente deve ser realizada a limpeza profunda no local, eliminando todo o tipo de sujeira. Somente após isso é que pode ser feira a desinfecção, com o ambiente já devidamente limpo. É importante que o processo seja feito em etapas, pois a sujeira pode trazer novos micro-organismos e nem sempre os produtos destinados à limpeza são também indicados para a desinfecção.

 

Na hora da limpeza, deve-se levar em conta não apenas os pisos, mesas e bancadas, mas também outras superfícies com grande poder de disseminação de bactérias, vírus e ácaros, como maçanetas, telefones, computadores, máquinas, estofados, carpetes, etc. Não podemos esquecer que nossas mãos também facilitam a propagação de micro-organismos, assim que objetos e equipamentos precisam ser corretamente desinfetados.