Mop pó refere-se a um equipamento utilizado, diariamente, em substituição à vassoura, cumprindo apenas a função de retirar a poeira. Para utilizá-lo, o piso deverá estar completamente seco e ele deverá ser conduzido sem ser levantado do piso, procurando-se fazer movimentos em forma de um oito. Procedendo-se dessa maneira, as impurezas soltas que se encontram sobre o piso seco ficarão retidas à cabeleira do Mop. Periodicamente, o Mop pó deverá ser limpo, o que poderá ser feito, colocando-o dentro de um saco de lixo, por exemplo, para evitar que as impurezas que ficaram aderidas nele se espalhem pelos ambientes. A sua principal vantagem refere-se à possibilidade de se obter maior rendimento, se comparado com o método tradicional de varrição, utilizando-se vassouras. Além disso, ele mantém as impurezas presas a ele, evitando, assim, a formação de poeira e de riscos no piso.

Limpeza com Mop água Em alguns locais de piso frio, principalmente naqueles em que ocorrem eventos com participação de grande número de pessoas, pelo menos uma vez por semana, ou sempre que necessário, como após cada evento, o piso deverá receber uma limpeza complementar, utilizando-se, agora, o Mop água. Para utilizá-lo, primeiramente a sua cabeleira deverá ser colocada dentro do compartimento em que o detergente diluído em água encontra-se acondicionado. Em seguida, ela deverá ser espremida, agora, no outro compartimento do balde reservado para isso, até que o excesso de solução seja devolvido e a cabeleira do Mop fique apenas úmida. Nessas condições, o Mop úmido deverá ser passado sobre o piso, desde que este já tenha sido, previamente, limpo com o Mop pó.

Limpeza de piso com enceradeira industrial A enceradeira industrial é um equipamento que deverá ser utilizado nas atividades de remoção de ceras velhas e desgastadas dos pisos e para dar acabamento e brilho quando novas ceras são aplicadas. Além disso, a enceradeira industrial poderá ser utilizada, também, para fazer a limpeza de pisos rústicos, principalmente em locais externos. Para fazer a remoção de ceras velhas e desgastadas, deve-se, primeiramente, espalhar sobre o piso um removedor de ceras, o qual deverá estar diluído em água, conforme orientações do fabricante. A seguir, deve-se utilizar a enceradeira equipada com escova de nylon, quando se tratar de piso rústico e áspero ou com suporte e disco preto, se o piso for liso. Naqueles recintos que não dispõem de ralo, a remoção suja deverá ser feita, utilizando-se um aspirador de líquidos. Em seguida, deve-se fazer o enxágue do piso e, para finalizar, deve-se proceder a sua secagem com pano limpo e macio. Quando se utilizar a enceradeira industrial com o objetivo de dar acabamento e brilho aos pisos, primeiro este deverá receber uma aplicação de cera, quando, então, a enceradeira deverá ser passada sobre a superfície, mas, para isso, ela deverá estar equipada com discos de fibra sintética ou escovas próprias para lustro.