Na realidade de uma casa – grande ou pequena – a faxineira aparece como grande aliada. Mas você sabe o que deve fazer para não cometer erros ao escolher a profissional?

Vamos combinar: trabalhar fora, manter a rotina da família e ainda cuidar da limpeza da casa é tarefa para “mulheres maravilha” e “super-homens”. O tempo livre tem se convertido em artigo de luxo e não é de se estranhar que muitos prefiram pagar por serviços terceirizados de limpeza, justamente para liberar horas para lazer e atividades prioritárias.

Na realidade de uma casa – grande ou pequena, a faxineira aparece como grande aliada, especialmente quando não há empregada doméstica. Mas você sabe o que deve fazer para não cometer erros na hora da escolha da profissional? Veja as dicas que preparamos para facilitar sua procura:

1) Peça referência a familiares ou amigos

Isso funciona com vários serviços e não seria diferente com uma faxineira ou diarista. Você precisa ter confiança na pessoa que será responsável pela limpeza do seu lar e nada melhor do que conseguir uma indicação por parte de amigos ou membros da família.

Mas atenção: para evitar desgostos, prefira referências diretas, de pessoas que já contrataram a profissional e podem dar detalhes sobre sua forma de trabalhar.

2) Exija treinamento, responsabilidade da empresa de terceirização

Se foi impossível conseguir uma faxineira por indicação, a saída é contatar uma empresa especializada em limpeza profissional ou que trabalhe com terceirização de mão de obra. Ambas estão preparadas para indicar uma faxineira ou diarista, segundo suas necessidades e características do imóvel.

Porém muito cuidado: há no mercado empresas pouco profissionais, que destinam trabalhadoras sem preparo, incapazes de realizar a limpeza com a eficiência que você procura. Por isso, desconfie de preços abaixo da média e insista na comprovação da experiência da faxineira, através de outros clientes ou cursos de treinamento.

3) Crie uma lista de tarefas prioritárias

Todos sabemos que as tarefas domésticas são infindáveis e você é quem conhece a fundo a dinâmica da sua casa. Por isso, na hora de delegar os serviços à faxineira, estruture prioridades. Se você não consegue fazer tudo o que colocou na lista durante as horas de serviço contratadas, tampouco exija da profissional.

Um sistema que funciona bem é montar uma jornada de trabalho com serviços fixos e outros que serão feitos de forma rotatória. Por exemplo:

  • chão, móveis, cozinha e banheiro devem ser limpos sempre
  • numa semana limpa-se as janelas e portas
  • na outra, a parte interna dos móveis da cozinha e geladeira
  • na seguinte as paredes
  • e assim sucessivamente.

4) Trabalhador contente, serviço bem-feito

Quando se contrata uma faxineira, sempre se espera eficiência e uma limpeza de qualidade. A melhor forma de criar uma boa rotina é começar com as tarefas básicas e, aos poucos, ir direcionando os esforços da profissional para o que é prioritário para você.

Mas lembre-se: o trabalhador doméstico também espera ser valorizado e reconhecido. Uma dose de compreensão é uma ótima receita para enfrentar casos de desencontro e ajustes nas formas de trabalhar.

 

Fonte: limpeza.com